A comunicação pedagógica na atividade de gestão escolar

Autores

  • Anderson Endryck Ochoa Cruz Universidade da Holguin. Cuba
  • Yurima Otero Góngora Universidade da Holguin. Cuba
  • Elizabeth Caballero Velázquez Universidade da Holguin. Cuba

Palavras-chave:

comunicação; comunicação pedagógica; gestão escolar; diretor

Resumo

Apresentam-se algumas considerações epistemológicas sobre a comunicação pedagógica e a sua importância para a gestão escolar, tudo se consegue com a utilização de métodos como análise - síntese, indução - dedução, entrevistas com dirigentes e professores e observação participante do processo pedagógico nas instituições de ensino, entre outros. Como resultado decorrente do trabalho investigativo dos autores se oferece um método de cunho sócio interativo que, como parte de uma concepção teórica, contribuirá para argumentar a prevalência do afetivo e o assertivo no processo comunicativo do diretor escolar, se ergue numa nova forma de trabalho educativo ao incentivar a formação de modos positivos e flexíveis de comportamento comunicativo que abranjam os diferentes contextos de ação em que atuam os dirigentes de instituições de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albujanova, K. (1987) Personalidad y actividad. En Psicología del Socialismo. Ciencias Sociales.

Alonso-Quecuty, M. (1993) Ironía y comunicación: quién es el irónico, quién es la víctima y cuál es la situación. Revista Cognitiva, 5(1), 113-125.

Alva Olivo, M. (2005). Importancia de la comunicación en la educación. Revista Avances en Salud, (1).

https://manuelalvaolivos.obolog.es/importancia-comunicacion-educacion-60698

Andréieva, G. M. (2004). Barreras de la comunicación. En Conocimientos básicos de Psicología

Social: Selección de Lecturas. Casals.

Arguentova, T. E. (1984). El estilo de comunicación como factor para valorar la efectividad de la actividad conjunta. Revista de Psicología, (6), pp. 130-13.

Berges Díaz, J. M. (2003). Modelo de superación profesional para el perfeccionamiento de habilidades comunicativas en docentes de la Secundaria Básica. [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico Félix Varela].

Chiavenato, I. (2017). Administración recursos humanos. McGraw-Hill.

Caballero Velázquez, E. (2010). La estimulación de los componentes sociopsicológicos de la comunicación en los estudiantes de preuniversitario. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias

Pedagógicas José de la Luz y Caballero].

Cruzata R. (2012). La Comunicación Pedagógica en la Formación Inicial del Profesional de la Educación Primaria. [Tesis doctoral, Universidad de Holguín].

Fuentes, C. (2008). Metodología para la estimulación de la comunicación oral a través de la incorporación del léxico especializado en la Educación Preuniversitaria. [Tesis de maestría Universidad de Ciencias Pedagógicas José de la Luz y Caballero].

González, F. y Mitjans, A. (1989). La personalidad, su educación y desarrollo. Pueblo y Educación.

González, J. (s.f). Curso No. 2 para la reserva especial pedagógica. Aspectos socio-psicológicos de la dirección. ISP José de la Luz y Caballero. Holguín

González, R, F. (1995). Comunicación, personalidad y desarrollo. Pueblo y Educación.

Kaplún, M. (2002). Del educando oyente al educando hablante: perspectivas de la comunicación educativa en tiempos de eclipse. https://www.dialogosfelafacs.net/dialogos_epoca/pdf/37.02mariokaplun.pdf

Leontiev, A. N. (1979). La actividad en la psicología. Pueblo y Educación.

López, Y. (2016). El desarrollo de la habilidad comunicativa de comprensión lectora en los estudiantes de la carrera de Educación Primaria de la Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí en la República de Ecuador. [Tesis doctoral, Universidad de Holguín].

Lomov, B. (1989). El problema de la comunicación en psicología. Ciencias Sociales.

Moragas Freixa, M. (2010) Comunicación y motivación de directivo; un modelo antropológico. [Tesis doctoral Universidad internacional de Catalunya]. Recuperado de: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjAicGu0tnnAhXHtlkKHW1ACf4QFjAEegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Fwww.tdx.cat%2Fbitstream%2Fhandle%2F10803%2F9332%2FMoragas_Freixa.pdf%3Fsequence%3D1%26isAllowed%3Dy&usg=AOvVaw1elqEOlNuppBkCZhEQXOr1

Morales Pupo, B. (2019). El desarrollo de las habilidades del plano sociopsicológico de la comunicación pedagógica en estudiantes de la carrera licenciatura en educación primaria. [Tesis doctoral, Universidad de Holguín].

Pérez, D. (2000). Psicología para educadores. Pueblo y Educación.

Ojalvo, V. (1995). Comunicación Pedagógica. Curso No 42 Pedagogía 95. La Habana.

Ortiz, E. (2000). La comunicación Pedagógica. Universidad de Holguín. Holguín.

Ortiz, E. y Mariño, M. (2003). Problemas contemporáneos de la didáctica de la educación superior. Universidad de Holguín. (Material digitalizado). https://www.researchgate.net/profile/Emilio-Ortiz-2/publication/28202959_El_proceso_de_ensenanza-aprendizaje_para_adultos_en_la_educacion_posgraduada/links/58922798a6fdcc1b4146bf61/El-proceso-de-ensenanza-aprendizaje-para-adultos-en-la-educacion-posgraduada.pdf

Ortiz Torres, E. (2005). Comunicarse y Aprender en el Aula Universitaria. Editorial Universitaria

Rodríguez, J. C. (2014). La Competencia Comunicativa Oral Profesional Pedagógica en inglés de los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación especialidad Lenguas Extranjeras Inglés. [Tesis doctoral, Universidad de Holguín].

Saladrigas, H. (2005). Coordenadas cubanas para un fenómeno complejo: Fundamentos para un enfoque teórico-metodológico de la investigación de la Comunicación Organizacional. [Tesis doctoral, Universidad de La Habana].

Soler, I. (2006). La comunicación y los procesos que influyen en la reflexión lógica y la génesis de la comprensión y la construcción textual. La Habana.CD ROM. Maestría en Ciencias de la Educación.

Trelles, I. (2002). Bases teórico - metodológicas para una propuesta de modelo de gestión de comunicación en organizaciones. [Tesis doctoral, Universidad de La Habana].

Valiente, P. (2001). Concepción sistémica de la superación de los directores de Secundaria Básica. [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero].

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Ochoa Cruz, A. E. ., Otero Góngora, Y. ., & Caballero Velázquez, E. . (2022). A comunicação pedagógica na atividade de gestão escolar. LUZ, 21(3), 123-134. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1194

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2