Dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior

Autores

  • Maritza Salazar Salazar Universidade de Holguín. Cuba
  • Orestes Coloma Rodríguez Universidade de Holguín. Cuba
  • Manuel Enrique Coloma Salazar Universidade de Holguín. Cuba

Palavras-chave:

aprendizagem; aprendendo dificuldades; diagnóstico.

Resumo

O trabalho aborda a problemática da aprendizagem no ensino superior dada a necessidade atual de fazer do aluno o centro do seu processo de aprendizagem. Utilizou-se como principal abordagem de pesquisa a abordagem qualitativa, especificamente o método de estudo de caso situacional e a árvore genealógica, além de métodos empíricos como: inquérito por questionário, provas pedagógicas e observação. Utilizaram-se também métodos estatísticos matemáticos para o processamento dos dados dos instrumentos aplicados. Se propõe um procedimento para o diagnóstico do processo de aprendizagem em estudantes universitários e realiza-se uma análise dos fatores que incidem sobre as principais dificuldades encontradas. Os resultados alcançados com a aplicação do procedimento oferecem evidências satisfatórias das suas possibilidades de generalização e mostram que a dificuldade de aprendizagem mais prevalente é o baixo desempenho escolar, causado pela baixa motivação para o desempenho dos alunos e pela interferência emocional dos professores e famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akudovich, S. A., Álvarez, C. C. y López, H. J. (2004). Zona de desarrollo próximo y su proceso de diagnóstico. Academia.

Corbera, R. M. (2005). Tratado de biodescodificación. Vedrá S.L.

De Miguel Díaz, M. (2006). Metodologías para optimizar el aprendizaje. Segundo objetivo del Espacio Europeo de Educación Superior. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 20(3), 71-91.https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2484250.pdf.

Gardner, H. (2001). Estructuras de la mente: la teoría de las inteligencias múltiples. Fondo de cultura económica.

Goleman, D. (1999). La práctica de la inteligencia emocional. Kairós S.A.

Gómez Santos, C., Fernández Alba, E., Cerezo, R., & Núñez, J. C. (2018). Dificultades de aprendizaje en educación superior: un reto para la comunidad universitaria. Publicaciones,48(1), 63 – 75.https://doi.org/10.30827/publicaciones.v48i1.7328.

National Joint Committee on Learning Disabilities (1994). Collective perspectives on issues affecting learning disabilities. TX: PRO-ED

Organización de Naciones Unidas (1948). Declaración Universal de Derechos Humanos. https://www.un.org/es/about-us/universal-declaration-of-human-rights.

Organización de Naciones Unidas para la Ciencia y la Cultura (Julio, 2009). Conferencia Mundial de Educación Superior. La Nueva Dinámica de la Educación Superior y la búsqueda del cambio social y el Desarrollo, Declaración final [sesión de conferencia] https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-230245_archivo_pdf_conferencia_cmes.pdf.

Payá Ibars., M. R. (1960). Interferencia entre afectividad y aprendizaje. Revista Educación-Estudios, XLV(129), pp. 3-7.https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/71017/00820073002539.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Romero Pérez, J. F. y Lavigne Cerván, R. (2005). Dificultades en el Aprendizaje: Unificación de Criterios Diagnósticos. I. Definición, características y tipos. TECNOGRAPHIC, S.L. https://sid-inico.usal.es/idocs/F8/FDO24884/dificultades_aprendizaje_1.pdf.

Romero Pérez, J. F. y Lavigne Cerván, R. (2006). Dificultades en el Aprendizaje: Unificación de Criterios Diagnósticos. II. Procedimientos de Evaluación y Diagnóstico. TECNOGRAPHIC, S.L. https://repositorio.minedu.gob.pe/bitstream/handle/20.500.12799/4780/Dificultades%20en%20el%20Aprendizaje%20Unificaci%c3%b3n%20de%20Criterios%20Diagn%c3%b3sticos%20II.%20Procedimientos%20de%20Evaluaci%c3%b3n%20y%20Diagn%c3%b3sticos.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Salazar S., M. (2005). Métodos de aprendizaje de la lectoescritura. Editorial del Pedagógico de San Marcos.

Sternberg, R. J. (6 de febrero de 2013). Research to Improve Retention. Inside Higher ed journal. https://www.insidehighered.com/views/2013/02/07/essay-use-research-improve-student-retention.

Vigotski, S. (1991). Dinámica del desarrollo mental del escolar en relación con la enseñanza. Pedagógica.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Salazar Salazar, M., Coloma Rodríguez, O. ., & Coloma Salazar, M. E. . (2023). Dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior. LUZ, 23(1), e1390. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1390

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.