Metodologia para a formação da competência laboral integrativa em residentes de Pediatria
Palavras-chave:
competência; pediatria; metodologiaResumo
Este artigo propõe uma metodologia para a formação de competência laboral integrora em residentes de pediatria, na qual se propõe o método de treinamento interativo pediátrico e as ações para sua aplicação com base no aprendizado virtual combinado com o aprendizado presencial. Realizou-se um estudo observacional, pré-experimental e transversal numa amostra de 26 residentes pediátricos do Hospital Pediátrico de Holguín. Foram utilizados os métodos de análise, síntese, indução, dedução, revisão documental, teste de Wilcoxon e observação direta em campo. O estudo conclui avaliando as melhorias significativas no desempenho dos residentes de pediatria no atendimento integral de pacientes pediátricos.
Downloads
Referências
Abubakar, U., Sulaiman, S.A., Usman M.N., Umar, M.D. (2018). Nigerian pharmacists’ self-perceived competence and confidence to plan and conduct pharmacy practice research. Pharmacy Practice 16 (1), 1152. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29619141
Aguayo, J.L. (2020). La formación de los médicos especialistas en España: Bosquejo histórico y estado actual. Revista Española de Educación Médica,1(2). https://revistas.um.es/edumed/article/view/456321
Alonso, L. A., Leyva, P. A. y Mendoza, L. L. (2019). La metodología como resultado científico: alternativa para su diseño en el área de ciencias pedagógicas. Opuntia Brava, 11 (Especial 2), 231-247.https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/915.
Ardila Duarte, C.A., Parody Muñoz, A.E., Castro Vásquez, L.D., Acuña Sarmiento, J.P., Carmona Martes, A.L., García Flóres, E.E., Castro Durán, J.J. y Hurtado Carmona, D. (2019). Aprendizaje Basado en Problemas en el desarrollo de competencias transversales en programas del área de la salud de una Institución de Educación Superior de Barranquilla, Colombia. Educación Médica Superior, 33(1),1-21. https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/1763
Cordovés, Y., Alonso, L. A. y Díaz, P. (2020). Modelo de formación profesional del residente en Cirugía Pediátrica basado en competencias. Formación y Calidad Educativa, 8(3). https://www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3304
Cruz, M. (2023). La formación de competencias laborales en los médicos residentes de Medicina Natural y Tradicional. [Tesis de doctorado, Universidad de Holguín].
Cruz, M.,Alonso, L.A. y Leyva, P. A. (2022). Método integrativo de discusión de casos clínicos para la formación de competencias laborales en residentes de Medicina Natural y Tradicional. Luz, 21(4), 145-159. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1200
Del Valle, P., Del Huerto, M. E. y Díaz, A.A. (2023). Propuesta de competencias profesionales específicas para la formación de los especialistas en Gastroenterología. Educación Médica Superior, 37(1),1-23. https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/3626
Gamarra, G, Pujay, O.E, Ventura, M. (2020). Aplicación de las pruebas estadísticas de Wilcoxon y Mann-Whitney con SPSS. Revista Ctscafe, 2(4) https://ctscafe.pe/index.php/ctscafe/article/view/51
García Medina, N., Pérez Chan, E., Herrera Jiménez, L.F. y Suárez Pérez, L. (2019). La formación por competencias en la especialidad de Psiquiatría: una disertación necesaria. Edumecentro, 11(3),225-240.https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742019000300203
González, M. I., Martín, J., Sanmartín, P. y García, F. (2022). Competencias esenciales en la formación de los residentes, ¿qué nos ha enseñado la pandemia por la COVID-19? Educación Médica, 23(3),2-8. https://revistas.um.es/edumed/article/download/532381/328081/1934471
Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) Edamsa Impresiones S.A. de C.V.: https://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf
Liza, F.R. (2022). Educación médica en Pediatría. UNL.
Mendoza, H. (2023). Apuntes sobre Educación Médica. ECIMED. https://www.bvscuba.sld.cu/libro/apuntes-sobre-educacion-medica
Ministerio de Salud Pública. (2015). Programa de especialidad de Pediatría.
Ortiz M. (2017). Modelo pedagógico para el mejoramiento del desempeño docente con enfoque de competencias en la especialidad de Pediatría. [Tesis de doctorado. La Habana].
Ortiz M., Vicedo A, Rodríguez I y Sardiñas M.E. (2015). Propuesta de competencias profesionales genéricas para el perfil del egresado en la especialidad de Pediatría en Cuba. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 14(6), 1-8. https://revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/579
Pérez Toledo, L., Caballero Pérez, R., Baños Leiva,L., Baños Leiva, A. (2020). Concepciones sobre la formación del especialista en Pediatría en Cuba: desafíos didácticos. MediSur, 18 (6),1-8. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-897X2020000601145
Pérez Toledo, L., Abreus González, A. y Caballero Pérez, R. (2021). La toma de decisiones como habilidad profesional en la formación de especialistas en Pediatría. Conrado, 17(78),104-12. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1649
Salas, R. S., Salas M. y Salas A. (2022). Las competencias y la educación médica cubana. Editorial Ciencias Médicas. https://www.bvscuba.sld.cu/libro/lascompetencias-y-la-educacion-medica-cubana
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 LUZ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.