Uso de recursos educacionais abertos como meio de aprendizagem para estudantes de enfermagem

Autores

  • Jeanina Carolina Lascano Filián Instituto Superior Tecnológico de Argos. Equador
  • Cinthya del Cisne Vega Moreno Instituto Superior Tecnológico de Argos. Equador
  • Marilu Mercedes Hinojosa Guerrero Universidade Técnica Babahoyo. Equador

Palavras-chave:

recursos educacionais abertos, treinamento vocacional, mídia de aprendizagem, enfermagem

Resumo

O envolvimento cada vez mais criativo dos Recursos Educacionais nos processos de formação profissional é uma questão atual no sistema de Educação Superior em Saúde Pública de Cuba. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre o potencial dos Recursos Educacionais Abertos e seu uso como meio de aprendizagem para estudantes de enfermagem. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa documental descritiva por meio de uma análise crítica de um conjunto de fontes documentais, o que permitiu obter informações primárias, a partir da classificação, análise e interpretação das quais se derivou um conhecimento de reflexão. O procedimento metodológico realizado permitiu explicar e contextualizar o desenvolvimento e a aplicação dos Recursos Educacionais Abertos nos processos de formação dentro do sistema de Saúde Pública e suas perspectivas de uso como meio de aprendizagem para os alunos do curso de graduação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alonso Betancourt, L.A., Corral Joniaux, J.A. y Parente Pérez, E. (2023). Método de aula invertida para la formación de metacompetencias profesionales en estudiantes universitarios basada en el aprendizaje combinado (bLearning). LUZ, 22(3), 108-123. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1321.

Arias Verdecia, L., González Noguera, R., Valdés Pérez, L., Valdés Pérez, L., Benítez Méndez, O. y Valdés Corso, M. (2020). Metodología para la utilización de Recursos Educativos Abiertos en la Disciplina Historia de Cuba. Serie Científica De La Universidad De Las Ciencias Informáticas, 13(8), 70-81. https://publicaciones.uci.cu/index.php/serie/article/view/623.

Baster Moro, J., Alonso Betancourt, L. A. y Pérez Pérez, S. (2023). Método de aula invertida para la formación gerontogeriátrica en estudiantes de la carrera de Medicina. Revista Medisur, 21(3), 667-674. https://medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/5702

Becerra Polanco, M. y González Martínez, J. (2020). El aprendizaje móvil como estrategia didáctica para reducir las barreras y limitaciones en la práctica de la habilidad de hablar en inglés. Revista de Educación y Desarrollo, 53 (1), 61-70. https://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/53/53_Becerra.pdf.

Díaz Mendoza, Y., Baena Castro, M.A, y Baena Castro, G. R. (2017). MOOC en la educación: un acercamiento al estado de conocimiento en Iberoamérica, 2014-2017. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(15), 259-278. https://www.ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/299/1419

López Hung, E., Ávila Seco, Y., Pérez Rodríguez, B. A., Joan Triay, L. G., y Cordoví Hernández, V. D. (2019). Recursos educativos abiertos para la enseñanza aprendizaje de Matemática Superior en Tecnología de la Salud. Revista Cubana de Informática Médica, 11(1), 47-62. https://scielo.sld.cu/pdf/rcim/v11n1/1684-1859-rcim-11-01-47.pdf

Organization for Economic Cooperation and Development. (22 de mayo de 2007). Giving knowledge for free: The emergence of open educational resources. OECD. www.sourceoecd.org/education/9789264031746

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2012). Declaración de París de 2012 sobre los REA. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_spa?posInSet=1&queryId=e662bae3-b15a-4e5b-80e8-c00c04ad589d.

Organización Panamericana de la Salud. (s.f.). ¿Qué son los Recursos Educativos Abiertos?. OPS https://www.campusvirtualsp.org/es/que-son-los-recursos-educativos-abiertos.

Pincay, K. J. (2020). Recursos Educativos Abiertos y su utilización en el Proceso de Enseñanza Aprendizaje en Educación Superior. Revista InGenio,3(1), 15-22. https://revistas.uteq.edu.ec/index.php/ingenio/article/view/23.

Ramírez Terán, M., Celi Paredes, E. y LLigüín Lligüín, I. (2022). Recursos educativos abiertos en el proceso de enseñanza aprendizaje: revisión de la literatura. International Journal of New Education,(9), 175-189. https://revistas.uma.es/index.php/NEIJ/article/view/14588

Vidal Ledo, M. J., Alfonso Sánchez, I., Zacca González, G., y Martínez Hernández, G. (2013). Recursos educativos abiertos. Revista de Educación Médica Superior, 27(3), https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/233/119.

Villarroel, V., Boud, D., Bloxham, S., Bruna, D. & Bruna, C. (2020). Using principles of authentic assessment to redesign written examinations and tests. Innovations in Education and Teaching International, 57(1), 38-49. https://doi.org/10.1080/14703297.2018.1564882.

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Lascano Filián, J. C. ., Vega Moreno , C. del C. ., & Hinojosa Guerrero, M. M. . (2024). Uso de recursos educacionais abertos como meio de aprendizagem para estudantes de enfermagem. LUZ, 23(2), e1328. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1328

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.