Método de formação em Biossegurança em alunos do ciclo básico da carreira de Medicina

Autores

  • Dalila Chacón Bonet Universidade de Ciencias Médicas da Holguin, Cuba
  • Luis Aníbal Alonso Betancourt Universidade da Holguin. Cuba
  • Pedro Augusto Díaz Rojas Universidade de Ciencias Médicas da Holguin, Cuba

Palavras-chave:

Medicina, biossegurança, formação, método, estudante

Resumo

Este artigo propõe um método de formação em Biossegurança em estudantes de Medicina do ciclo básico, que expressa como novidade científica o estabelecimento de uma dinâmica de formação que integre as formas de organização do ensino médico superior (conferências especializadas, seminários, workshops) com as de ensino. No trabalho: plantão médico, nas visitas médicas e consulta, mediado pelo uso da pesquisa. O estudo baseia-se do ponto de vista teórico no modelo de formação do médico cubano. Foi realizado um estudo observacional direto no campo do tipo pré-experimental baseado em um estudo transversal, utilizando como métodos análise, síntese, indução-dedução, revisão de literatura científica nacional e estrangeira, observação, pré-experimento pedagógico e o teste qui-quadrado com 95,0% de confiabilidade. A pesquisa foi realizada com estudantes do ciclo básico da carreira de Medicina em Holguín, Cuba. O estudo comprovou que a introdução do método contribui para melhorar a formação em Biossegurança dos estudantes de Medicina durante o exercício das suas funções em entidades públicas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Butler, M., Payano, R., Calderón, K., Mosquera, S y Pacheco M. (2022). Manual de Bioseguridad. https://medicina.pucmm.edu.do/wp-content/uploads/sites/5/2020/08/Manual-Bioseguridad.pdf

Cañizares, O., Sarasa, N. y Morales, M. (2018). Didáctica de las Ciencias Básicas Biomédicas. Un enfoque diferente. Editorial: Ciencias Médicas, La Habana.

Chi, A., Hernández, Y. y Difour, J. (2018). Modelo de integración básico-clínica para las ciencias básicas biomédicas. Revista Medimay, 25 (3). https://revcmhabana.sld.cu/index.php/rcmh/article/view/1280/1587

Cintero, A. C., Alonso, L. A., Cruz, M. (2021). Sistema de procedimientos para el aprendizaje profesional de la Medicina Natural y Tradicional en estudiantes de Medicina. Revista Luz 20 (3). https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1126

Díaz, M.M. (2021). Aprendizaje significativo de bioseguridad a través de infografías interactivas. Revista de Educación Médica Superior 35 (2) https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/download/2736/1187

Ferrarotti, N.F., Jarne A.R. (2021). La Bioseguridad ¿Una asignatura académica pendiente?, una revisión en tiempos de COVID. Revista Argentina de Ciencia y Tecnología. 1 (7). https://revistas.untref.edu.ar/index.php/innova/article/view/1111/919

Hernández R., Fernández, C. y Batista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) México: Edamsa Impresiones S.A. de C.V. https://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf

Milán, D., García, M., Cabrera, C., Hernández, Y., Rodríguez, Y, Miralles, E. (2020). Perspectiva de profesores y estudiantes de Medicina sobre la implementación de las estrategias curriculares. Revista de Educación Médica Superior 34 (3). https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2111

MINSAP Ministerio de Salud Pública (2001). Programa Nacional de Seguridad Biológica para instituciones de salud. La Habana.

MINSAP Ministerio de Salud Pública (2019). Plan de estudios E de la formación del estudiante de Medicina. Soporte magnético. La Habana. Cuba

Salas, R. S. y Salas, A. (2017). Modelo de formación del médico cubano. Bases teóricas y metodológicas. Editorial: Ecimed. Ciencias Médicas, La Habana, Cuba

Salas, R., Salas, L. y Salas, A. (2022). Las competencias y la educación médica cubana. Editorial Ciencias Médicas. La Habana. Cuba

Solís, S. (2017). Modelo de evaluación del desempeño profesional del Especialista en Higiene y Epidemiología. (Tesis de doctorado en Ciencias de la Educación Médica). La Habana: Universidad de Ciencias Médicas de La Habana. Cuba

Universidad Autónoma de Barcelona UAB. (2022). Formación en Bioseguridad. https:// www.uab.cat/web/formación-en-bioseguridad-1345767064843.html

Valcárcel, N. y Díaz, A. A. (2021). Epistemología de las ciencias de la educación médica: Sistematización cubana. Editorial Ciencias Médicas.

Publicado

2022-11-14

Como Citar

Chacón Bonet , D. ., Alonso Betancourt, L. A. ., & Díaz Rojas, P. A. . (2022). Método de formação em Biossegurança em alunos do ciclo básico da carreira de Medicina. LUZ, 22(2), 96-108. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1223

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.