Metodologia para o desenvolvimento da competência comunicativa na formação inicial de engenheiros agrônomos

Autores

  • Leonardo Riverón Fonseca Universidade de Holguín, Cuba
  • Rafael Armando Rodríguez Devesa Universidade de Holguín, Cuba
  • Hortencia Cruz López Universidade de Holguín, Cuba

Palavras-chave:

competência comunicativa; metodologia; engenheiro agrônomo

Resumo

O estudo diagnóstico realizado anteriormente, com base na exploração da literatura científica que aborda a competência comunicativa a partir do processo de formação e com a aplicação de métodos de investigação científica, foi determinada a existência de limitações na formação inicial dos alunos da carreira. Engenharia Agrícola do Centro Universitário Municipal Frank País, em termos de competência comunicativa. Baseou-se na sistematização teórico-metodológica do objeto e do campo que contribuiu para analisar o tratamento que a competência comunicativa teve na formação acadêmica da carreira, que revelou deficiências em seu tratamento a partir de uma abordagem integrativa. A partir dessas deficiências; desenvolve-se uma metodologia para o desenvolvimento da competência comunicativa, na formação inicial do engenheiro agrônomo, que considera os contextos da ação agrícola e serve como ferramenta metodológica de trabalho na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alonso Betancourt, L. A., Larrea Plúa, J. J., & Moya Joniaux, C. A. (2020). Metodología para la formación de competencias profesionales en estudiantes universitarios mediante proyectos formativos. Transformación, 16(3), 544-566. https://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2077-29552020000300544&script=sci_arttext&tlng=pt

Betancourt, L. A. A., Figueredo, P. A. L., & Tauler, L. L. M. (2019). La metodología como resultado científico: Alternativa para su diseño en el área de ciencias pedagógicas. Opuntia Brava, 11(Especial 2), 231-247 https//opuniabrava.ult.edu.cu/index.php/opintiabrava/article/view/915

Caballero Velázquez, E. ., Otero Góngora, Y. ., & Velázquez Hidalgo, M. D.. (2020). EDULECTURA: experiencias de la promoción de la lectura en la formación inicial del profesional de las ciencias pedagógicas. LUZ, 19(3), 45-54 https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1050

Casanovas, A. P., Perdomo, A. R. C., Cao, N. N., y Cruz, E. R. B. (2016). Evaluación de competencias comunicativas de especialistas en Imagenología. Revista Cubana de Educacion Medica Superior, 30(1).https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=68720

Chomsky, N. (1965). Temas persistentes en la teoría lingüística. Diógenes, 13 (51), 13-20. https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/039219216501305102

Cisternas, C. (2017). Ideologías lingüísticas: hacia una aproximación interdisciplinaria a un concepto complejo. Revista de Lenguas y Literatura Indoamericanas, 19, 101-117.

Gamboa Rodríguez, R. (2019). La Formación de la competencia comunicativa profesional de los estudiantes de Ingeniería Mecánica en el contexto laboral. (Tesis Doctoral, Universidad de Holguín) https://repositorio.uho.edu.cu/handle/uho/6160

Horruitiner Silva, P. (2010). La universidad latinoamericana en la época actual. In Tendencias, retos y propuestas innovadoras. 7mo. Congreso Internacional de Educación Superior. Sala (Vol. 10).

McClelland, D. C. (1973). Pruebas de competencia en lugar de "inteligencia". Psicólogo estadounidense, 28 (1), 1. https://psycnet.apa.org/journals/amp/28/1/1/

Moya, C. A., Alonso, L. A., Vera, M. D., Corral, J., y López, M. (2019). Metodología para el desarrollo de la competencia de marketing en estudiantes de Economía durante la inserción laboral en empresas. Revista Espacios, 40(44), 26-33. https://www.revistaespacios.com/a19v40n44/a19v40n44p26.pdf

Pompa Montes de Oca, Y. D. L. C., y Pérez López, I. A. (2015). La competencia comunicativa en la labor pedagógica. Revista Universidad y Sociedad, 7(2), 160-167. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202015000200023

Romero López, E. (2019). La competencia comunicativa oral en el tercer curso de educación primaria. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/38030

Steyners Sánchez, K., Casamayor Chacón, Y., Acosta Utria, Y., Samón Laffita, A., & Guilarte Acosta, M. E. (2018). Competencia comunicativa de los profesionales de la salud en lengua inglesa. Revista Información Científica, 97(3), 518-527. https://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1028-99332018000300518&script=sci_arttext&tlng=en

Swain, M. (1983). Bilingüismo sin lágrimas. Sobre Tesol, 82, 35-46. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED228890.pdf#page=42

Tejeda, R. & Sánchez, P. (2012). La formación basada en competencias profesionales en los contextos universitarios. Ecuador: Mar Abierto

Publicado

2023-07-04

Como Citar

Riverón Fonseca, L. ., Rodríguez Devesa, R. A. ., & Cruz López, H. . (2023). Metodologia para o desenvolvimento da competência comunicativa na formação inicial de engenheiros agrônomos. LUZ, 22(3). Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1329