Neuro didático treinamento de professores da integração do neuroscientist de conhecimento e o emprego do TIC
Palavras-chave:
Neurosciência; formação de educacional; neurodidático; TIC.Resumo
O artigo presente chega a possibilidade para aumentar o neurodidático de formação dos profissionais da carreira de Grau em Educação Primária pela integração do neuroscientista de conhecimento que imprensa de um modo direto na formação do futuro educacional, dirigida à atenção à diversidade. Para materializar esta possibilidade, o emprego do TIC é chegado na integração do neuroscientista de conhecimento para este neurodidático de formação profissional, como resposta para as necessidades específicas de formação integrante de educacional. É explicado o valor do emprego do TIC e a integração do neurosciência de conhecimento promover o professor ferramentas necessárias primárias para a atenção para a diversidade no contexto educacional da escola primária e a solução de problemas profissionais nos contextos de desempenho diversos. A proposta é introduzida do foco das tecnologias sociais pela repercussão e é imprensada que tem de uma visão sociológico e pedagógico. Você triangulados vários métodos de investigação entre eles a análise-síntese, observação científica e o estudo de caso (de situação) como método de investigação principal.
Downloads
Referências
Asinsten, (2007). Producción de contenidos para la educación virtual. Trabajo del docente contenidista. Educación y derecho. https://www.raco.cat
Beneitone, P., Esquetini J., Gónzalez, M, Maletá G.,Siufi R. (2007). Reflexiones y perspectivas de la Educación Superior en América Latina. Informe final. Proyecto Tuning (2004-2007). Universidad de Deusto. Bilbao.
Calzadilla, O. (noviembre, 2015). La integración de las neurociencias en la malla curricular de la formación inicial de docentes en Cuba. Conferencia pronunciada en el Congreso Internacional “Neurociencias, Familia y Educación”, Temuco, Chile.
Calzadilla, O. (2017). La integración de las neurociencias en la formación inicial de docentes para las carreras de la educación inicial y básica: caso Cuba. Actualidades Investigativas en Educación, 17 (2), 1-27. DOI: https://dx.doi.org/10.15517/aie.v17i2.28709
Calzadilla, O., Ponce, S., Calzadilla, O., Torres, D. (2018) Caracterización de la integración del conocimiento neurocientífico en la formación del profesional de la Educación en las especialidades preescolar, primaria, especial y logopedia de la licenciatura en Educación. DOI:10.13140/RG.2.2.30098.71369
Carvalhoa , D. y Villas, A. (2018). Neurociências e formação de professores: re?exos na educação e economia. Rio de Janeiro, 26 (98), 231-247. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601120.
Campo, Segovia, Martínez, Rendón y Calderón (2013). Competencias TIC para el desarrollo profesional docente. Sistema nacional de innovación educativa con uso de TIC. https://mineeducacion.gov.co
Codina, M. (2015). Neuroeducación en virtudes cordiales. Una propuesta a partir de la Neuroeducación y la ética discursiva cordial. (Tesis doctoral). Valencia: Universidad de Valencia.
Coloma, O. (2020). Conferencia de Tecnología educativa. Postgrado. Doctorado en Pedagogía. Universidad de Holguín, Cuba. https://dpedagogía.uho.edu.cu
Francis, S. (2005). El aporte de la neurociencia para la formación docente. Actualidades Investigativas en Educación, 5(1), 1-19. DOI: https://dx.doi.org/10.15517/aie.v5i1.9116
Goswami, U. (2008). Principles of Learning, Implications for Teaching: A Cognitive Neuroscience Perspective. Journal of Philosophy of Education, 42 (3-4).
Iesalc-Unesco. (Junio, 2008). Declaración Final de la Conferencia Regional de Educación Superior en América Latina. Cartagena de Indias, Colombia. https://www.oei.es/istórico/salactsi/cres.htm
INTEF (2017). Marco común de competencia digital docente. https://aprende.educalab.es
Luque, M. y García, M. (2017). Neurociencias en Ciencias de la Educación. Coordinación y formación docente desde la Universidad. Ponencia presentada I Congreso Virtual Internacional Educacional Innovación y TICs, 12-14 de diciembre de 2017. https://www.researchgate.net/publication/323366228
Martín, P. (2012). La neurociencia en la formación inicial de educadores: una experiencia innovadora. Participación educativa, 1(1), 92-102.
Ministerio de Educación Superior (MES). (2016). Plan de estudio de la Licenciatura en Educación Primaria (Plan de Estudio “E”). La Habana, Cuba.
OCDE. (2007). La comprensión del cerebro. El nacimiento de una ciencia del aprendizaje. Santiago de Chile: LOM Ediciones.
Pickering, S. & Howard, P. (2007). Educators’ views on the role of neuroscience
in education: Findings from a study of UK and international perspectives. Mind, Brain, and Education, 1, 109-113.
Portilla, Y.; Coloma, O. y Mariño, D. (2007). Herramienta para el desarrollo de cuestionarios interactivos de aprendizaje. En: Boletín de la Sociedad Cubana de Matemática y Computación, v. 3, n. 1. Ciudad de La Habana.
Portilla, Y. (2020). Conferencia sobre tecnología educativa. Necesidad de transformación. Postgrado Doctorado en Pedagogía. https://www.dpedagogia.uho.edu.cu
Puerta, I., Montoya, P., Arango, O. y Betancur, J. (2016). La forma de hacer y entender la investigación desde el grupo neurociencias básicas y aplicadas (NBA). Lámpsakos, 16, 12-20.DOI:https://dx.doi.org/10.21501/21454086.2272.
Rabelo, O. (2007). La softarea: una estrategia de aprendizaje para incentivar el trabajo con software educativos.
Rey, Y. y Álvarez, N. (2004). Preparación del docente frente a los cambios de las TIC. Trabajo presentado al Evento Internacional Informática en la Educación.Ciudad de La Habana.
Serpati, L. & Loughan, A. (2012). Teacher Perceptions of NeuroEducation: A Mixed Methods Survey of Teachers in the United States. Mind, Brain, and Education, 6(3), 174-176.
Unesco. (Julio, 2009). Conferencia mundial de Educación Superior 2009. Paris: Francia. https://www.congresouniversidad.cu/sites/default/files/Conferencia%20mundial%20de% 20educaci%C3%B3n%20superior%202009.pdf
Unesco. (19-22, mayo, 2015). Declaración de Incheon. Educación 2030: hacia una educación inclusiva y equitativa de calidad y un aprendizaje a lo largo de la vida para todos. Incheon, Corea: Unesco.
Valdés, M. N. (2004). Las TIC y la formación profesional permanente del profesor universitario. Trabajo presentado al Evento Internacional Informática en la Educación. Ciudad de La Habana.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 LUZ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.