Educação Médica e seu papel na formação clínica de estudiantes de medicina

Autores

  • Edilio Silva Velasco Universidade Holguin de Ciências Médicas. Cuba
  • Maikel López Aballe Universidade Holguin de Ciências Médicas. Cuba
  • Yamaisy Mayedo Núñez Universidade Holguin de Ciências Médicas. Cuba

Palavras-chave:

Ensino; Graduação em Educação Médica;Estudantes de Medicina;Aprendizagem

Resumo

A Educação Médica desempenha um papel importante na formação clínica dos estudantes de medicina, inclui os conhecimentos, as habilidades, as competências e os valores que lhes permitem cumprir com sucesso as suas funções no futuro. Realizar um diagnóstico na província de Holguín entre setembro de 2020 e março de 2021, que consistiu em revisar os planos e programas de estudo das disciplinas, exames e chaves de qualificação, além de observar o desempenho dos alunos durante o turno médico, os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de melhorar a sua formação clínica. É por isso que esta pesquisa visa argumentar a necessidade de formação clínica na carreira de Medicina, nesse sentido as etapas para o desenvolvimento de habilidades, habilidades clínicas e os objetivos e áreas que devem ser considerados são assumidos da teoria para um bom desempenho profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Álvarez-Sala, JL., Nieto, M. Asunción, TG. (2010). La formación clínica como piedra angular de los estudios de medicina. Educ.méd. [13(1):S25-S31. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script

Aguilar, N. (2008). Manual de terapéutica de Medicina Interna. Editorial de Ciencias Médicas.

Corona, L.A, Fonseca, M. (2018). La necesidad del método clínico y de su enseñanza. Medisur, 54(3). https://bvs.sld.cu/revistas/med/vol.54_3_15/med09315.htm.

Conde, B. D. (2018). La evaluación de la calidad del proceso de desarrollo de las habilidades clínicas en los estudiantes de tercer año de la carrera de medicina. (Tesis Doctoral) Universidad de Ciencias Pedagógicas Capitán Silverio Blanco Núñez.

García A, Marqui da Silva C, de Siqueira JE. (2018). Enseñanza de bioética en las facultades de medicina de América Latina. (Impr), 26 (2), 228-234. https://dx.doi.org/10.1590/1983-80422018262243

Guillén, GA. (2009). La formación pediátrica del estudiante de Medicina. (Tesis Doctoral). Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero.

Gutiérrez M, González, A, Taureaux N, Fuentes, GM, Alpizar, LB. (2018). Evaluación de la educación en el trabajo del pregrado de medicina. Revista Cubana de Medicina Militar, 47 (1), 12-22.https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01386557201800040009&lng=es

Ilizástigui, F. (2014). El método clínico: muerte y resurrección. Rev Cubana Educ Med Super, 14 (2), 109-127.

Losada, JL. y Hernández, E. (2009). Apreciaciones acerca de la enseñanza del método clínico. Gaceta Médica Espirituana, 2(1),https://www.revgmespirituana.sld.cu/index.php/gme/article

Martínez-González A, Soto-Estrada G. (2018). Examen Clínico Objetivo Estructurado. ¿El reto a vencer para ejercer la medicina? Revista Digital Universitaria, 19(6). https://doi.org/10.22201/codeic.16076079e.2018.v19n6.a12.

Mendilahaxon , JB. (1991). En defensa de un método: el método clínico. Rev Finlay, 5(1), 17-8.

Nates, AB, Reyes, M, Martínez, IM. (2018). Instrumento para evaluar habilidades clínicas en estudiantes de tercer año de medicina en el examen práctico. [CD-ROM]. Holguín: Edumed. ISSN: 978-959-7237-26-6

Naranjo, JA, Báez, OL. Delgado Cruz A, Álvarez González K, Martínez Vizcaíno NE. (2018). Formación de habilidades profesionales en los estudiantes de medicina en la Atención Primaria de Salud. Rev Ciencias Médicas, 22(3).

Pérez, E, Quintana, LA. (2018). Evaluación del desarrollo de habilidades clínicas en estudiantes de 3er año de Medicina. EDUMECENTRO, 10(1):92-108.

htpp://www.revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/3401.

Rodríguez, L. (1999). La clínica y su método: Reflexiones sobre dos épocas. Editorial Díaz de Santos.

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Silva Velasco, . E., López Aballe, M. ., & Mayedo Núñez, Y. (2023). Educação Médica e seu papel na formação clínica de estudiantes de medicina. LUZ, 22(3), 150-160. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1317

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)