Alternativa metodológica para formar los conocimientos científicos escolares de Física
Methodological alternative in order to form the school scientific knowledge of Physics
Palavras-chave:
Formação, conhecimento científico, ensino, aprendizagem, FísicaResumo
Pelo fato de não haver suficiente compreensão, por parte dos professores, de como devem direcionar a formação do conhecimento científico escolar, a partir de uma abordagem didática do ensino e da aprendizagem das ciências como experiência sociocultural e investigativa, se analisam os pressupostos teórico-metodológicos utilizados e argumenta-se a necessidade de que no processo de ensino-aprendizagem que evidenciem características de atividades científicos-investigativas contemporâneas. Se propõe uma alternativa metodológica para a elaboração das tarefas de Física a partir da perspectiva teórica e, se ilustra a mesma com um exemplo em um conteúdo de Física. Seu uso é sugerido para evidenciar o caráter social da atividade científica com a aproximação do ensino-aprendizagem ao trabalho científico contemporâneo.
Downloads
Referências
Núñez. J., Sifredo. C., Hernández. J. L. & E. M. Vilaú. (2002). Libro de texto de Física Décimo grado. Pueblo y Educación.
Pérez Ponce de León, N. P. (2002). Estimulación de las potencialidades creadoras mediante la resolución de problemas de Física en el nivel secundario. [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero, Holguín. Cuba]
Pérez Valdés, M. M. (2014). La formación del conocimiento científico a partir del conocimiento cotidiano en la enseñanza de las ciencias naturales en Secundaria Básica. [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero, Holguín. Cuba]
Pérez Valdés, M. M., Estrada Sifontes, F. C. & Moreno Toirán, G. (enero-marzo, 2013a). Conocimiento escolar: conocimiento cotidiano y conocimiento científico escolar. Ideas y reflexiones. Luz, 12(1), 103-115. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/596
Pérez Valdés, M. M., Estrada Sifontes, F. C. & Moreno Toirán, G. (julio-septiembre, 2013b). Caracterización del conocimiento científico que se enseña y aprende en la escuela Secundaria Básica. Ciencias Holguín, 19(3), 95-106. https://www.ciencias.holguin.cu/index.php/cienciasholguin/article/view/788
Pérez Valdés, M. M., Pérez Ponce de León, N. P. y Regueira Batista, K. (abril-junio, 2016). Modelo didáctico de formación de conocimientos científicos escolares de ciencias naturales. Luz, 15 (2), 51-62. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/750
Pérez Valdés, M. M., Perez Ponce de León, N. P., Estrada Sifontes, F. C. y Moreno Toirán, G. (octubre-diciembre, 2013c). Crítica a los enfoques didácticos para la formación del conocimiento científico escolar de las ciencias naturales en los escolares de Secundaria Básica. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 4(4), 199-218. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7258222
Pérez. N. P. (2012). Temas seleccionados de didáctica de la Física. Pueblo y Educación.
Valdés. P. y R. Valdés. (1999). El proceso enseñanza aprendizaje de la Física en las condiciones contemporáneas. Academia.
Valdés. P., Valdés. R. y Sifredo, C. (2002). Libro de texto de Física Noveno grado. Pueblo y Educación.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 LUZ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.