A competência investigativa dos alunos da licenciatura en Economia

Autores

  • Juliet Yamila Gelavert Jardines Universidade da Holguin. Cuba
  • Yamila Cuenca Arbella Universidade da Holguin. Cuba
  • Lisandro Carralero Hidalgo Universidade da Holguin. Cuba

Palavras-chave:

carreira em economia (;)competências investigativa(;)diagnostico(;)formação

Resumo

O presente trabalho é realizado com o objetivo de diagnosticar o estado da competência investigativa de estudantes que estão cursando a licenciatura em economia, para o qual se caracteriza o processo de formação profissional da referida carreira. Três indicadores são propostos para esse processo: perfil do egresso, desenvolvimento da competência investigativa e avaliação da competência investigativa. Aqueles que são analisadosao longo de quatro fases de desenvolvimento e evolução desta especialidade, que coincidem com os diferentes planos de estudos pelos quais passou. Uma série de indicadores qualitativos também são elaborados, para definir quando considerar a formação investigativa dos alunos muito favorável, favorável, desfavorável e desfavorável. São aplicados métodos e técnicas empíricas que triangulam as informações e oferecem um resultado diagnóstico mais preciso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Corral, J. A., Moya, C. A. y Alonso, L. A. (2020). Propuesta de la competencia de innovación de procesos educativos: una vía para la formación de profesionales creativos y emprendedores. Revista Luz, 19(3). https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1052

Ferrero, F., Goldenhersh, H., Díaz, M. y Moughty, M.T. (1999). “Diagnóstico de la capacitación del graduado en Ciencias Económicas”, Administración Pública y Sociedad, 12, 157-184.

Gerard, F. M. (2008). La formación de economistas en Cuba. Revista Economía y Desarrollo, 131, (2), 2002, p.26

González García, T. R. (2017). Modelo para el desarrollo de competencias investigativas con enfoque interdisciplinario en tecnología de la salud. [Tesis de doctorado no publicada en Ciencias Pedagógicas, Universidad de Ciencias Médicas de la Habana].

Guzmán Duque, A. P., Oliveros Contreras, D. y Mendoza García, E. M. (2019). Las competencias científicas a partir de la gestión del conocimiento en instituciones de educación superior. Signos. Investigación en Sistemas de Gestión, 11(2), p. 23-40.

Hernández Contreras, J., Antonio Ponce, R., Moreno Badajós, P., Castañeda Barajas, (2018). Desarrollo de competencias para la investigación en estudiantes de educación superior: una experiencia en México. Cognosis. Revista de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación, 3 (1), Enero-Marzo.

Martínez, H., Alonso, L. y Pérez, C (2018). Formación de la competencia toma de decisiones económicas en los estudiantes de licenciatura en economía. Revista Opuntia Brava, (11), 204-213. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/678

Martínez Fernández, H. (2021). La toma de decisiones económicas en el proceso de formación de los profesionales de licenciatura en economía. [Tesis de doctorado no publicada en Ciencias Pedagógicas, Universidad de Holguín].

Maury, S. C., Marín, J. C., Ortiz, M y Gravini, M. (2018). Competencias genéricas en estudiantes de educación superior de una universidad privada de Barranquilla Colombia, desde la perspectiva del Proyecto Alfa Tuning América Latina y del Ministerio de Educación Nacional de Colombia (MEN). Revista Espacios, (39). 1-12.

https://www.revistaespacios.com/a18v39n15/a18v39n15p01.pdf.

Núñez, N. (2019). Enseñanza de la competencia investigativa: percepciones y evidencias de los estudiantes universitarios. Revista Espacios, 40 (41).

Ronquillo, L. E., Cabrera, C. C. y Barberán, J. P. (2019). Competencias profesionales: Desafíos en el proceso de formación profesional. Revista Opuntia Brava, (11),1-12.

https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/653

Rey, L., Alonso, L.A. (2016). La formación de las competencias profesionales en la disciplina de auditoria mediante proyecto. Revista Luz, 15 (3), 25-37

Valera, L. y Téllez, L. (2019). El proyecto profesional como forma de organización de la disciplina principal integradora de la carrera Licenciatura en Contabilidad y Finanzas. Revista Opuntia Brava, (11), 204-213.

Vergara, M.C., Et. Al. (2016). Teoría de recursos y capacidades para evaluar la función sustantiva de investigación en instituciones de educación superior. Revista educación y desarrollo social, 10(1), 58-77. https://dx.doi.org/10.18359/reds.1448.

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Gelavert Jardines, J. Y., Cuenca Arbella, Y. ., & Carralero Hidalgo, L. . (2023). A competência investigativa dos alunos da licenciatura en Economia. LUZ, 22(2). Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1280

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.