Caracterização do uso tecnológico educacional da orientação profissional pedagógica para o estudante na pré-universidade

Autores

  • Jesús Cuéllar Álvarez Policlínica de Ensino “José Ramón León Acosta”. Cuba.
  • Melva García Martínez Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba.
  • Yaquelín Gómez Morales Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba.

Palavras-chave:

orientação profissional pedagógica; carreira pedagógica; tecnologia; adolescência

Resumo

A formação de professores é uma necessidade urgente para a educação geral em Cuba. Objetivo geral: caracterizar o uso da tecnologia educacional para a orientação pedagógica profissional dos alunos da pré-universidade. O estudo é qualitativo, com um desenho transeccional descritivo, com uma amostra de 41 alunos do décimo ano do IPU “Mariano Clemente Prado y López”, na cidade de Santa Clara. Materiais e métodos: foram utilizados um questionário e uma entrevista aberta sobre o uso da tecnologia educacional para a orientação pedagógica profissional dos alunos. A interpretação dos dados foi utilizada como uma análise qualitativa. Resultados: apontaram para um nível deficiente do uso da tecnologia educacional e dificuldades em receber orientação pedagógica profissional por parte dos alunos. Conclusões: a necessidade de desenvolver ações educativas para o uso adequado da tecnologia educacional pelos professores para incentivar a orientação pedagógica profissional a ser recebida pelos alunos do contexto de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ayala Sánchez, F. (2018). El trabajo docente mediado con tecnologías de la información y la comunicación en la telesecundaria. Representaciones sociales de profesores. RIDE, 8(16), 1-17. https://www.scielo.org.mx/pdf/ride/v8n16/2007-7467-ride-8-16-00557.pdf.

Albán Obando,J.J., Beltrán Baquerizo, G.E., Zumba Vera. I.Y., Piza Burgos, N.D., Franco Chóez, X.E. y Figueroa Silva, M.F. (2018). La motivación estudiantil en la educación superior; importancia del estudio en la actualidad. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, VI (especial). https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/713/1167.

Basto Castillo, R. y Basto Rizo, M. (2017). Estrategia pedagógica para la orientación profesional en la educación preuniversitaria. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 5(1). https://www.academia.edu/101680294/Estrategia_Pedag%C3%B3gica_Para_La_Orientaci%C3%B3n_Profesional_en_La_Educaci%C3%B3n_Preuniversitaria.

Bates, T. (2015). Teaching in a Digital Age. Guidelines for designing teaching and learning. https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev2/

Campos Cruz, H. y Ramírez Sánchez, M. (2018). Las TIC en los procesos educativos de un centro público de investigación. Apertura, 10 (1), 56-70.https://www.redalyc.org/journal/688/68855405004/movil/.

Cáceres Mesa, M. (2019). La formación pedagógica de los profesores universitarios. Una propuesta en el proceso de profesionalización. Revista Iberoamericana de Educación. https://www.researchgate.net/publication/331841250

Cúellar Álvarez, J. Martín Hernández, L. y Cabrera Chávez, I. (2014). Propuesta de guía psicoeducativa encaminada a mejorar la comunicación educativa-docente estomatológica. Edumecentro,6(1). https://www.scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742014000100016.

Cubeles, A. y Riu, D. (2018). The effective integration of ICTs in universities: the role of knowledge and academic experience of professors. Technology, Pedagogy and Education, 27(3), 339-349. https://doi.org/10.1080/1475939X.2018.1457978

Chalela Naffah, S., Valencia Arias, A., Bermúdez Hernández, J. y Ortega Rojas, C.M (2016). Percepciones estudiantiles acerca del uso de nuevas tecnologías en instituciones de Educación Superior en Medellín. Revista Lasallista de Investigación, 13(2), 151-162. https://www.redalyc.org/pdf/695/69549127015.pdf.

García-Carrión, Y. y Despaigne-Hechavarria, M. (2016). Metodología para el desarrollo de la orientación profesional pedagógica desde las clases de Física en el preuniversitario. Maestro Y Sociedad, (Especial. 2), 106–119. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/1780.

García-Peñalvo, F. J., Corell, A., Abella-García, V. y Grande, M. (2020). La evaluación online en la educación superior en tiempos de la COVID-19. Education in the Knowledge Society (EKS), 21, 1-26. https://revistas.usal.es/tres/index.php/eks/article/view/eks20202112/22274.

Gómez Collado, M., Contreras Orozco, L. y Gutiérrez Linares, D. (2016). El impacto de las tecnologías de la información y la comunicación en estudiantes de ciencias sociales: un estudio comparativo de dos universidades públicas. Innovación Educativa, 16(71), 61-80. https://scielo.org.mx/pdf/ie/v16n71/1665-2673-ie-16-71-00061.pdf.

Gudmundsdottir, G., Gassó, H., Rubio, J. y Hatlevic, O. (2020). Student teachers’ responsible use of ICT: Examining two samples in Spain and Norway. Computers and Education, (152), 103877. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103877

Hérnández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2015). Metodología de la Investigación. México Mc Graw-Hill. https://repositorio.ucsh.cl/bitstream/handle/ucsh/2792/metodologia-de-la-investigacion.pdf?sequence=1.

Linares Herrera, M.P. y Santovenia Díaz, J.R. (2023). Buenas prácticas. Comunicar e informar. Pueblo y Educación. https://books.google.com.cu/books?id=LevMEAAAQBAJ&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false.

López de Parra, L., Correa Cruz, L. y Rojas Bahamón, M. J. (2017). Representaciones sociales: formación y uso de tecnologías de información y comunicación. Profesores de educación básica secundaria. Revista Virtual Universidad Católica Del Norte, (50), 256–276. https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/823.

Pacheco-Cortés, A. y Infante-Moro, A. (2020). La resignificación de las TIC en un ambiente virtual de aprendizaje. Campus Virtuales, 9(1), 85-99. https://www.uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/537.

Raquimán Ortega, P. (2014). Representaciones sobre el cambio en el uso de las TIC. Relatos de vida de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, 65, 75–90. https://rieoei.org/historico/documentos/rie65a04.pdf.

Quesada Rodríguez, M. y Solernou Mesa, A. (2013). Acercamiento al estudio de la comunicación educativa en una facultad universitaria en salud. Educación Médica Superior, 27(4), 366-373. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0864-21412013000400005.

Romero Alonso, R., Riquelme Plaza, I. y Halal Orfali, C. (2019). Barriers in teacher perception about the use of technology for evaluation in higher education. Digital Education Review, (35), 170-185. https://doi.org/10.1344/der.2019.35.170-185

Salcines-Talledo, I., González-Fernández, N. y Briones, E. (2017). Perfiles docentes universitarios: conocimiento y uso profesional del Smartphone. Bordón. Revista de Pedagogía, 69(2), 97-114. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5901377.

Tapasco, O. y Giraldo, J. (2017). Estudio Comparativo sobre percepción y uso de las TIC entre Profesores de Universidades Públicas y Privadas. Formación Universitaria, 10(2), 3-12. https://doi.org/10.4067/S0718-50062017000200002

Tapia Cortes, C., Navarro Rangel, Y. y De la Serna Tuya, A.S. (2017). El uso de las TIC en las prácticas académicas de los profesores de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(3), 115-125. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/1270.

Urías Martínez, L., Urías Murrieta, M. y Valdés Cuervo, A. A. (2017). Creencias docentes del uso de tecnologías por familias para involucrarse en educación. Apertura, 9(2), 148-159. https://dx.doi.org/10.32870/Ap.v9n2.1100

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Cuéllar Álvarez, J. ., García Martínez, M. ., & Gómez Morales, Y. . (2024). Caracterização do uso tecnológico educacional da orientação profissional pedagógica para o estudante na pré-universidade. LUZ, 23(4), e1487. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1487