Sugestões metodológicas para o ensino de imagens na carreira de medicina baseada em problemas
Palavras-chave:
Imagenología, enseñanza, MedicinaResumo
A imagiologia é ministrada em integração com a disciplina de Propedêutica e Medicina Interna aos alunos do terceiro ano de Medicina, de acordo com o currículo E, através da discussão da clínica radiológica. Os seus conteúdos devem estar relacionados com a Medicina Interna, corresponder às especialidades diagnósticas e ser aplicáveis ??a ambas. Isto promoverá a inter e transdisciplinaridade que deve caracterizar a formação do médico cubano. É por isso que o presente trabalho tem como objetivo propor sugestões metodológicas para o ensino profissional de Imagem na carreira de Medicina. Foi realizado um estudo descritivo de revisão documental utilizando os métodos de análise, síntese, indução, dedução e sistêmico. Conclui afirmando que este estilo de ensino responde às exigências do modelo de formação do médico cubano e estimula nos alunos a inteligência, a inovação e a flexibilidade do pensamento lógico dedutivo.
Downloads
Referências
Alonso, L A., Cruz, M. A. y Aguilar, V. (2022). La formación profesional de los estudiantes universitarios a través de las aulas invertidas. Revista Mendive 20 (2). https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2781
Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Ronquillo, L. E. (2022). Enseñanza – aprendizaje profesional para formar trabajadores competentes. Ecuador: Editorial Libro Mundo. https://editoriallibromundo.wordpress.com/editorial-libro-mundo/colecciones/educacion-contemporanea/ensenanza-aprendizaje-profesional-para-formar-trabajadores-competentes/
Alonso, L. A., Cruz, M. A., y Olaya, J. J. (2020). Dimensiones del proceso de enseñanza – aprendizaje para la formación profesional. Revisa Luz, 19 (2), 17-29. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1032
Alonso, L. A., Moya, C. A., y Corral, J. (2023). La formación de la competencia profesional de emprendimiento en estudiantes universitarios mediante el aprendizaje móvil (m-Learning). Revista Transformación, 19 (3), 413-428. https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/e4422
Alonso, L.A, Silva, E., Cruz, M., Cantos, M., Mera, J. y Ronquillo, L. (2023) Metodología de la enseñanza contemporánea de la Medicina Interna. Ecuador: Editorial Libro Mundo.https://editoriallibromundo.wordpress.com/editorial-libro-mundo/colecciones/investigaciones-educativas/proyecto-investigativo-tecnicas-de-estudio-en-aula-con-propuesta-de-diseno-2/
Baster, J., Alonso, L. A., Pérez, S. (2023). Método de aula invertida para la formación en gerontogeriatría de estudiantes de la carrera de Medicina. Revista Medisur 21 (3). https://medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/5702
Bouza, Y., Milián, P., López, M. y Acosta, E. (2020). El proceso de enseñanza aprendizaje de la electrocardiografía en la carrera de medicina. Revista Medisur 18 (4). https://medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/4481
Cintero, A. (2023). El aprendizaje de la Medicina Natural y Tradicional en los estudiantes de la carrera de Medicina. [Tesis de Maestría en Medicina Natural en la Atención Integral al Paciente, Universidad de Ciencias Médicas de Holguín]
Cuéllar, J. y García, M. (2022). Acciones educativas para un aprendizaje desarrollador pedagógico con estudiantes de medicina. Revista de Ciencias Médicas 26 (2). https://revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/5442
Díaz, P.A., Leyva, E., Angulo, A.y Marrero, A. (2019). Caracterización de los estilos de aprendizaje en estudiantes de tercer año de Medicina. Revista Edumecentro 11 (3): https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742019000300061
Gil-Galván, R. (2018). El uso del aprendizaje basado en problemas en la enseñanza universitaria: análisis de las competencias adquiridas y su impacto. Revista Mexicana de Investigación Educativa (RMIE), 3 (76). Disponible en: https:// www.comie.org.mx/revista/v2018/rmie/index.php/nrmie/article/view/1140
Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) Edamsa Impresiones S.A. de C.V.: https://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf
Jurado, M., Avello, R. y Bravo, G. (2020). Caracterización de la comunicación interpersonal en el proceso enseñanza - aprendizaje. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 22 (e09), 1-11. https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e09.2284
MINSAP Ministerio de Salud Pública (2019). Plan de estudio E de la formación del estudiante de Medicina. Soporte magnético. La Habana. Cuba.
Morales, D. (2023). Aprendizaje digital móvil en la educación médica actual. Revista Habanera de Ciencias Médicas 22 (3). htt://www.revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/artile/view/4597
Pupo, A. Verdecia, O. y Ramon, J. E. (2020). Metodología para la educación médica de los estudiantes de Medicina durante la rotación por Urología. Revista de Formación y Calidad Educativa 8 (2) https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3250
Salas, R., Salas, L. y Salas, A. (2022). Las competencias y la educación médica cubana. ECIMED. https://www.bvscuba.sld.cu/libro/lascompetencias-y-la-educacion-medica-cubana
Salas, R.S. y Salas, A. (2017). Modelo de formación del médico cubano. Bases teóricas y metodológicas. ECIMED. https://www.bvs.sld.cu/libros_texto/modelo_formativo_medico
Silva, E, López, M y Odou, J.R. (2023). Procedimientos didácticos y organizativos para la formación clínica de los estudiantes de medicina. Revista Luz 22 (1), pp. 4-14. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1814151X2023000100004&lng=es&tlng=es
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 LUZ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.