Metodologia para aplicação da técnica de salto em altura com alunos do primeiro ano do ensino médio

Autores

  • Manuel Alejandro Cedeño Macías Universidad Seculare Eloy Alfaro. Manabí, Ecuador
  • Ulises Mestre Gómez Universidade Técnica de Manabí. Ecuador

Palavras-chave:

Cultura física; metodologia; salto alto; técnica

Resumo

O objetivo deste artigo foi projetar uma metodologia para a implementação da técnica de salto em altura em alunos do primeiro ano do ensino médio na Unidade Educacional Fiscal 25 de maio da Paróquia de Crucita, cantão de Portoviejo, Manabí, Equador. Para isso, utilizo como metodologia uma abordagem qualitativa quantitativa, pesquisa descritiva, com corte longitudinal, onde foi tomada como amostra a população total do primeiro ano do bacharelado paralelo “A” da instituição em estudo, com um total de 25 alunos, que foram avaliados através de um guia de observação, que permitiu detetar e registar as principais deficiências na execução do salto em altura. Como resultado, foi encontrado um nível inicial regular nesta prática, produto do empirismo dos professores da área de Cultura Física, foi proposta uma metodologia para a prática da técnica Fosbury Flop que inclui exercícios prévios e para as quatro fases do isso que são carreira, batida, voo e pouso que foram implementados com sucesso, subindo para um bom nível e influenciando positivamente na motivação das partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcobas, Y., y Jiménez, A. (2014). Salto de altura. Animación de Actividades Físicas y Deportivas, 10(11), 4–6.

Alvis, K., y Espitia, M. (2015). Salto alto en estilo Fosbury Flop. Efdeportes, 6(20), 2–6.

Bermejo, F., Palao, A., y López, E. (2017). Cinemática del modelo técnico de rendimiento del salto de altura en función de la edad. Universidad Católica San Antonio.

Bravo, J., Ruf, H., y Vélez, M. (2018). Saltos verticales. RFEA.

Dapena, J. (2017a). Biomechanical studies in the high jump and the implications to coaching. Track and Field Quarterly Review, 92(4), 34–38.

Dapena, J. (2017b). The evolution of high jump technique: biomechanical analysis. XX Symposium of the International Society of Biomechanics in Sports, 1(2), 3–7.

Delgado, I. (2016). Salto de longitud, triple salto y salto de altura. Colegio Claret Aranda. Educación Física y Deportes, 1(1), 1–15. https://www.claretaranda.net/sites/default/files/documentos-biblioteca/saltos.pdf

Ferro, A., y Floria, P. (2017). La aplicación de la biomecánica al entrenamiento deportivo mediante el análisis cualitativo y cuantitativo. Una propuesta para lanzamiento de disco. Revista Internacional de Ciencias Del Deporte, 3(7), 49–80.

Freire, I. (2018). La técnica Fosbury Flop en el salto alto de los seleccionados de la Unidad Educativa Nacional Tena. [Universidad Técnica de Ambato. Facultad de Ciencias Humanas y de la Educación]. https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/28966

González, G. (2018). ¿Qué importancia tiene la función psicopedagógica del técnico deportivo para la mejora de sus jugadores en un club? RETOS. Nuevas Tendencias En Educación Física, Deporte y Recreación, 1(18), 35–40. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=345732284007

Gútierrez, M., y Soto, V. (2012). Análisis biomecánico del salto de altura en el estilo Fosbury-flop. Archivos de Medicina Del Deporte, 9(35), 253–263.

Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. (Sexta edición) Mc Graw Hill. https://www.uca.ac.cr/wp-content/uploads/2017/10/Investigacion.pdf

Jumbo, S. (2018). Capacitar a los profesores de Educación Física del distrito 07 del cantón Ponce Enríquez como planificar métodos y técnicas (examen complexivo) [UTMACH, Unidad Académica de Ciencias Sociales, Machala, Ecuador]. https://repositorio.utmachala.edu.ec/handle/48000/12259

Langlade, A., y Langlade, N. (2016). Teoría general de la gimnasia. Stadium.

Larrosa, D. (2016). Fases de los saltos de altura y longitud en atletismo. Ediciones abc escolar. https://www.abc.com.py/edicion-impresa/suplementos/escolar/fases-de-los-saltos-de-altura-y-longitud-en-atletismo-1487016.html

López, E. (2015). Las cualidades físicas básicas y su influencia en el proceso de aprendizaje del salto alto en las estudiantes del segundo año de bachillerato del Colegio “Nacional Ibarra” en el año lectivo 2013 – 2014 [Trabajo de grado, Universidad Técnica del Norte de Ibarra]. https://repositorio.utn.edu.ec/bitstream/123456789/5091/1/05

Lozada, J. (2019). Estrategias metodológicas para realizar el salto alto en los estudiantes del primer grado de secundaria. [Trabajo de grado. Universidad de Tumbes]. https://repositorio.untumbes.edu.pe/handle/20.500.12874/2071

Ministerio de Educación, Ecuador. (2016) Currículo de EGB y BGU de Educación Física,

Ortega, G., y Pino, R. (2015). Revisión teórica del salto de altura, técnica fosbury-flop. análisis descriptivo de las fases. Revista Ciencias de La Actividad Física, 16(2), 95–101. https://www.redalyc.org/pdf/5256/525652731010.pdf

Paolillo, B. (2019). Why use a curved approach to the flop high jumping style? Modern Athlete and Coach, 27(1), 19–20.

Reynaga, P., García, J., Jaúregui, E., Colunga, C., Carrera, G., & Cabrera, J. (2017). Motivación al deporte en adultos y personas mayores que practican cachibol. Cuadernos de Psicología Del Deporte, 17(2), 15–26. https://revistas.um.es/cpd/article/view/301801

Ritzdorf, W. (2016). High jump: results of a biomechanic study. Extract from the scientific report of the IAAF biomechanic research on the first World junior Championships. New Studies in Athletics, 1(4), 33–51.

Tidow, G. (2013). Model technique analysis?part VIII: The flop high jump. New Studies in Athletics, 8(1), 31–44.

Valero, A., y Gómez, A. (2019). Fundamentos del Atletismo: Claves para su enseñanza. Pila Teleña https://books.google.com.ec/books?hl=es&lr=&id=x46nDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=el+atletismo+&ots=kETJ_haAbk&sig=zaJ9sQ7kVE0KNiydWKpwC-vB9Ak&redir_esc=y#v=onepage&q=el atletismo&f=false

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Cedeño Macías, M. A. ., & Gómez , U. M. . (2023). Metodologia para aplicação da técnica de salto em altura com alunos do primeiro ano do ensino médio. LUZ, 22(3), 43-58. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1325

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.