Interação infantil com meios de comunicação infocomunicacionais e mediação familiar. Realidade e necessidade

Autores

  • Javier López Guerra Universidade Ignacio Agramonte Loynaz. Camagüey, Cuba
  • Odalys Ynerarity Castro Universidade Ignacio Agramonte Loynaz. Camagüey, Cuba
  • Delfín Sánchez Sánchez Universidade Ignacio Agramonte Loynaz. Camagüey, Cuba

Palavras-chave:

Mediação; Infocomunicação; meios infocomunicacionais

Resumo

O estudo é apresentado com o objetivo de conhecer e entender a realidade da mediação familiar na interação das crianças com meios infocomunicacionais no contexto familiar. Pesquisas recentes confirmam que o rápido avanço e a massificação da tecnologia, está estimulando o desenvolvimento de habilidades em crianças que superam os aprendizados oferecidos pela escola. Além disso, é realizada uma análise epidêmica da evolução da mediação familiar, o que possibilita compreender como essa categoria científica tem sido abordada em pesquisas anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Area, M., Sanabria, A. L. & Vega, A. M. (2015). Las políticas educativas TIC (Escuela 2.0) en las Comunidades Autónomas de España desde la visión del profesorado. Campus virtuales, 2(1), 74-88. https://goo.gl/SZk6S1

Brower, A. (2014, November 18). Flexible Option: A Direct-Assessment Competency-Based Education Model. Educational Technology https://people.uis.edu/rschr1/et/?p=11289

Cobo Romaní, Juan C. (2009). El concepto de tecnologías de la información. Benchmarking sobre las definiciones de las TIC en la sociedad del conocimiento. Zer, 14(27), 295-318

Ford, A. (1999). La marca de la bestia. Grupo Editorial Norma. https://www.youblisher.com/p/1074096-La-marca-de-la-bestia-Anibal-Ford/

Gisbert, M., Prats, M. & Cabrera, N. (2015). Aprenentatge móvil. Com incorporar elsdispositiusmòbils a l’aprenentatge?.InformesbreusEducació, (58), 1-144.

Hernández Prados, M. Á., López Vicent, P., & Sánchez Esteban, S. (2014). La comunicación en la familia a través de las TIC. Percepción de los adolescentes. Pulso, (37), 35- 58.https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4954346

Labrador Encinas, F.,RequesensMoll, A., y Helguera Fuentes, M. (2011). Guía para padres y educadores sobre el uso seguro de Internet, móviles y videojuegos. Fundación Gaudium.

López-Sánchez, C. y García del Castillo, J. A. (enero-junio, 2017). La familia como mediadora ante la brecha digital: repercusión en la autoridad. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 8(1), 108-124. DOI: https://dx.doi.org/10.21501/22161201.1928

Mardones Mollenhauer, D.; & Cárcamo Ulloa, L. (2013). Nativos digitales en el sur de Chile. El caso del establecimiento María Alvarado Garay en la comuna de Panguipulli. Observatorio (OBS*) Journal, 7(1), 001-019. https://www.niñezysociedadeconsumo.cl/wp-content/uploads/2017/02/nativos-digitales.pdf

Montiel Causil, M; Espitia Altamiranda, F y Guerra Almanza, D. (2015). Padres de familia aprendiendo con las tic para ayudar a sus hijos en las tareas escolares. Fundación Universitaria los Libertadores. Facultad de Educación Especialización en Informática y Multimedia

Pertuz, Marta S; Silva Silva, A; García Jiménez, A, F.(2020). La mediación pedagógica en el Sistema familiar frente a los contenidos e televisión, Internet y redes sociales. Perspectiva en Psicología, 16(1), pp. 157-168. Doi: https://doi. org/10. 15332/22563067.5548

Reyes González, David S. M. y Guevara Cruz, Horacio. (2009). Educación y Cultura en la Sociedad de la Información. Revista Electrónica Teoría de la Educación, 10(1). https://www.usal.es/teoriaeducacion

Vigotsky LS. (1960). El desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Academia de Ciencias Pedagógicas.

Vigotsky LS. (1982). Pensamiento y lenguaje. Pueblo y Educación.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

López Guerra, J. ., Ynerarity Castro, O. ., & Sánchez Sánchez, D. (2022). Interação infantil com meios de comunicação infocomunicacionais e mediação familiar. Realidade e necessidade. LUZ, 22(1), 25-34. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1228