Mobilidade acadêmica de estudantes. Experiências da Universidade das Ciências Informáticas num programa regional (2021-2022)

Autores

  • Delly Lien González Hernández Universidade das Ciências Informáticas. Cuba.
  • Martha Caridad Rosell Puente Universidade das Ciências Informáticas. Cuba.
  • Myriam Sánchez Pérez Instituto Superior Tecnológico de Teziutlán (TECNM), México
  • Juan Andrés Yaneth Rincón Universidade Popular de César. Colômbia

Palavras-chave:

Programa Latino-Americano de Intercâmbio Académico; PILA; processo de internacionalização; ensino superior; mobilidade acadêmica estudantil

Resumo

Este artigo apresenta as experiências da participação de Cuba no Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano nos anos de 2021 e 2022, por meio dos resultados da Universidade das Ciências Informáticas. Com base na revisão bibliográfica, na análise documental e no intercâmbio com contrapartes e participantes, são avaliados os resultados das edições desta mobilidade acadêmica estudantil em 2021 e 2022, a primeira para o país. Finalmente, são propostas acções para um melhor aproveitamento do programa e do seu impacto no processo de internacionalização da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Armenteros Amaya, M., Columbié Santana, C.M. y Taboada Zamora, A. (2017). Internacionalización de la Educación Superior en Cuba. Contribución del proyecto FORGEC. Revista de Educación Superior en América Latina. 6-9. https://dx.doi.org/10.14482/esal.2.10105.

ASCUN. (22 de marzo de 2023). Socialización de las convocatorias PILA 2-2023 [Archivo de Video]. https://www.youtube.com/watch?v=6s0XbPQcjyY&t=4s.

Bustos-Aguirre, M y Vega Cano, R. (2021). Los cambios en las estrategias de internacionalización en las instituciones mexicanas de educación superior a partir de la pandemia por COVID-19. Revista Educación Superior y Sociedad, 2021,33(2). 269-297. https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/download/v33i2-9/314

Gacel Ávila, J. (2018). Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe: balance regional y prospectiva. Universidad Nacional de Córdoba. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372633.

Kah, S., Mendez, C., Bachtler, J. & Miller, S. (2015). Directorate-general for internal policies. European Parliament. https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540354/IPOL_STU(2015)540354_EN.pdf.

Ladino Marín, P. y Salazar Acosta, L. M. (2023). La internacionalización en la educación superior latinoamericana, una revisión documental. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, 20(39), 9-19. https://www.cuaderno.wh201.pucmm.edu.do/index.php/cuadernodepedagogia/article/view/477.

Marinoni, G. (s.f.). Internationalization of higher education: An Evolving Landscape, Locally and Globally, (pp.22-36). International Association of universities. https://iau-aiu.net/IMG/pdf/iau_5th_global_survey_executive_summary.pdf.

Mittelmeier, J., Rienties, B., Gunter, A. y Raghuram, P. (2020). Conceptualizing internationalization at a distance: a “third category” of university internationalization. Journal of Studies in International Education, 25(3),1-17. https://doi.org/10.1177/1028315320906176

Programa de Intercambio Académico Latinoamericano.(2023). Programa de intercambio académico latinoamericano (PILA). Convocatoria bajo esquema de intercambio virtual (PILA Virtual 2-2023). https://www.ucc.edu.co/internacionalizacion/PublishingImages/convocatorias-y-becas/Convocatoria-PILA-virtual-2-2023.pdf.

Quinteiro Goris, J.A. (2022). La internacionalización de la educación superior desde la perspectiva de la movilidad estudiantil: antes y después del Covid-19 en Santiago Castiello-Gutiérrez, Martín P. Pantoja Aguilar y César Eduardo Gutiérrez Jurado (ed.), Internacionalización de la educación superior después de la Covid-19: reflexiones y nuevas prácticas para tiempos distintos(I ed., p.49-65).Universidad Popular Autónoma del Estado De Puebla. https://www.uv.mx/coil/files/2022/06/iescovid-AMPEI.pdf#page=76.

Universidad de las Ciencias Informáticas. (2016). Estrategia de internacionalización. Universidad de las Ciencias Informáticas. La Habana, Cuba.

Universidad de las Ciencias Informáticas. (2022). Informe del cierre de la edición de PILA Virtual 2021-2 en la UCI presentado al MES en marzo de 2022 (informe).

Universidad de las Ciencias Informáticas. (2023). Informe del cierre de la edición de PILA Virtual 2022-2 en la UCI presentado al MES en abril de 2023 (informe).

Villavicencio Plasencia, M.V. (2019). Internacionalización de la Educación Superior en Cuba. Principales indicadores. Economía y Desarrollo,162(2), e11. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0252-85842019000200011.

Villavicencio Plasencia, M.V. (2020). La internacionalización en el sistema del Ministerio de Educación Superior. Estrategia para su perfeccionamiento [Tesis de doctorado no publicada]. Universidad de La Habana, Cuba.

Publicado

2024-03-26

Como Citar

González Hernández, D. L. ., Rosell Puente, M. C., Myriam Sánchez Pérez, M. S. P., & Yaneth Rincón, J. A. . (2024). Mobilidade acadêmica de estudantes. Experiências da Universidade das Ciências Informáticas num programa regional (2021-2022). LUZ, 23(2), e1440. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1440